Dia Nacional do Doador de Sangue

Veja na integra tudo sobre essa notícia.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Doe Sangue Regularmente. Tem sempre alguém precisando de você.

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
Na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.
Existe sempre alguém precisando da sua ajuda

Lúcia Lopes, 55 anos, está tratando um linfoma não-Hodgkin e devido ao tratamento, que requer 5 dias de quimioterapia, ela acaba sempre apresentando um baixo número de células sanguíneas no final dos períodos de medicação.
As transfusões de sangue têm sido fundamentais nesse momento. “Como eu preciso me restabelecer, foram de suma importância as transfusões de sangue que eu recebi. Já recebi quatro transfusões de sangue nesse período e não consigo nem imaginar o que poderia ter acontecido comigo sem elas”, conta.
Ela conta ainda que, no início do tratamento, seus filhos fizeram uma campanha na internet para conseguir doadores de sangue e que até hoje continuam incentivando a adesão de novos doadores. Como muitas dessas pessoas ainda não doam por medo, Lúcia deixa um recado. “Doem sangue, você não sabe quem pode estar precisando. Meu filho é doador e me conta que quase não tem dor. Além disso, é uma forma de manter sua própria saúde em dia, já que para doar são feitos exames e você pode até descobrir algum problema e tratar bem no início”, recomenda.
Quando o assunto são as pessoas que já são doadoras de sangue, Lúcia se emociona ao agradecer pela ajuda. “Eu só tenho que dizer muito obrigado e pedir que Deus abençoe muito a vida dessas pessoas. Eu desejo que elas tenham muita saúde e agradeço muito por salvarem minha vida e de tantas pessoas que eles nem conhecem”, disse, sem conseguir conter as lágrimas.
Entenda um pouco mais sobre a doação de sangue
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.
A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.